Entrevista com Rodrigo Mondego
30/09/2022
Entrevista com Aranha
01/10/2022

Ricardo Lodi foi advogado de Dilma Rousseff e ajudou a provar para o Brasil inteiro que foi golpe sim. Além disso, ele foi um dos grandes responsáveis por promover uma revolução da UERJ, que passou de uma universidade abandonada e sucateada, para uma instituição próspera com um amplo programa de assistência estudantil e também um polo de pesquisa e combate à COVID-19. Agora ele quer defender a educação, a saúde e a garantia de direitos ao lado de Lula no Congresso Nacional.

PT-RJ: Conta pra gente um pouco da sua história: quem é Ricardo Lodi e como chegou na política?

Lodi: Eu sou carioca, tenho 53 anos, sou advogado e professor, nascido no Méier, mas com pouca idade fui para a Tijuca, onde passei toda minha juventude. Sou aluno da UERJ, onde acabei me tornando professor também. A política está na minha vida desde sempre, desde o grêmio do colégio, atuação também no movimento estudantil da UERJ, mas eu acabei entrando para a política de gente grande com o impeachment da presidenta Dilma. Onde eu tive uma atuação na defesa do mandato dela na Câmara, no Senado, no Tribunal de Contas da União e na justiça federal. A partir daí fui eleito reitor da UERJ e o convívio com o mundo político acabou surgindo a ideia da candidatura à deputado federal 

PT-RJ: Fale um pouco para gente da sua relação com o Partido dos Trabalhadores, porque o escolheu e da importância da gente eleger Lula agora em 2022. 

Lodi: O partido não poderia ser outro, pois eu milito no PT desde que eu era estudante. Nunca tive outro partido. E quando surge a ideia da candidatura, não pensei em outra possibilidade que não o Partido dos Trabalhadores. Esse ano temos um desafio muito grande, que é trazer de volta Lula à presidência da República e é um desafio maior do que as outras vezes. O que significa o reencontro do Brasil com a democracia, afastando essa barbárie que estamos vivendo nos últimos 4 anos e o reencontro com a Constituição de 1988 e os direitos sociais por ela consagrados, como saúde, educação e todos os direitos que o povo vem perdendo desde o golpe da presidenta Dilma. 

PT-RJ: Fale um pouco das suas bandeiras de lutas. O que você tem defendido ao longo dessa campanha e o que pretende defender caso seja eleito?

Lodi: A minha principal bandeira é a educação por toda a minha trajetória como professor, diretor da faculdade de direito da UERJ e reitor. Mas existem outras bandeiras também importantes. Essa é fundamental para mim porque a gente quer fazer no Brasil a pequena revolução que fizemos na UERJ, fortalecendl a educação no Brasil inteiro como aconteceu na UERJ. Mas é claro que temos uma preocupação muito grande também com saúde, com previdência, com derrubar o teto de gasto, que é o impedimento da consagração de todos os direitos sociais. Queremos que esse país volte a gerar emprego, queremos derrubar a reforma trabalhista que só tirou direitos dos trabalhadores, a reforma da previdência que só tirou direitos dos aposentados e pensionistas, sem criar emprego nenhum. Essas são as nossas principais pautas: educação, saúde, emprego e dinheiro no bolso dos mais pobres. Como Lula diz, é preciso voltar a botar o pobre no orçamento. 

 

PT-RJ: No final sempre fazemos um ping pong. Eu falo uma palavra e você diz o que vem à mente.

Lodi: Como a Dilma diz, faz duplo L, L de Lula e L de Lodi. 

PT-RJ: Educação

Lodi: Educação é a razão da minha luta de uma vida inteira, desde estudante passando por professor, diretor, reitor. E agora como deputado federal quero fazer essa principal bandeira para que educação seja prioridade número do nosso país. 

PT-RJ: Direito

Lodi: Direito foi uma das decisões mais acertadas da minha vida. Escolher fazer direito me abriu muitas possibilidades não só profissionais, mas me ajudando também na gestão da universidade. E agora tenho certeza de que como deputado federal vai ser um grande diferencial. 

PT-RJ: Golpe. 

Lodi: Foi uma luta grande que a gente travou no congresso nacional, não conseguimos impedir o golpe porque os interesses articulados eram muito poderosos, mas conseguimos mostrar para sociedade brasileira exatamente isso, que foi um golpe. 

PT-RJ: Rio de Janeiro

Lodi: Rio de Janeiro precisa mudar. Rio de Janeiro é um dos estados mais importantes do país e a sua capital uma das cidades mais festejadas do mundo inteiro, mas há muito tempo vem sendo maltratado. É preciso que a gente aproveite essa oportunidade para eleger Marcelo Freixo, que é a primeira oportunidade de um governo de esquerda desde Leonel Brizola. Temos que trabalhar para isso.

PT-RJ: Um sonho

Lodi: Um sonho de ver os alunos do Brasil inteiro ter aquilo que os alunos da UERJ conquistaram. Auxílio transporte, auxílio moradia, auxílio material didático, auxílio alimentação, auxílio creche, enfim, que tenham o direito de só estudar. Que a gente entende que o estudante tem que estudar, e ele vai trabalhar depois que estiver formado, em outra condição, em outrl modelo, em outra dignidade. É esse meu sonho.

 

Os comentários estão encerrados.