O PT-RJ está na luta contra a Pobreza Menstrual

Webnário Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no RJ acontece na próxima segunda-feira
05/11/2021
Nota sobre as operações policiais no Complexo do Salgueiro
22/11/2021

 

Bruna Rodrigues

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro fizeram uma verdadeira corrente de trabalho e iniciativas contra a pobreza menstrual nas últimas semanas. A pauta veio à tona depois que o presidente Jair Bolsonaro vetou o Projeto de Lei da deputada Marília Arraes que criava o “Programa de Promoção a Saúde Menstrual”, com a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas pública, além de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para se ter ideia do cenário, no Brasil 25% das meninas de 12 a 19 anos já deixaram de ir à aula alguma vez por falta de absorventes. Essa é uma das situações que configuram a pobreza menstrual, que se refere à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

“O enfrentamento às desigualdades atravessa todas as dimensões da vida, inclusive algo colocado como tão individual e íntimo como a menstruação”, defendeu a vereadora carioca Tainá de Paula em artigo para o UOL. Ela é uma das parlamentares que protocolaram projetos para combater essa dura realidade. O PL 0776/2021 foi inscrito e aguarda votação na Câmara do Rio.

Em São Gonçalo a vereadora Priscilla Canedo também defendeu a distribuição gratuita de absorventes e realizou uma indicação legislativa (2854/2021). Com o mesmo objetivo, as vereadoras Verônica Lima (Niterói), Professora Flora (Paraty), Maiara Felicio (Nova Friburgo) e Andréa Cunha (Maricá) apresentaram projetos de lei a respeito da pauta.

Desde agosto, o PT-RJ também realiza uma campanha de arrecadação solidária de absorventes. As doações devem ser entregues na sede do PT-RJ, que fica na Rua Sete de Setembro, n°164, Centro do Rio, das 10h às 17h.

Os comentários estão encerrados.