Governo golpista cede ao lobby internacional e despedaça pré-sal

”Menos Médicos”: mais um golpe na saúde da população
21/11/2017
Secretário de Educação do Rio chama discussão sobre racismo de “idiotice”
22/11/2017

Que o governo golpista prejudica o povo, já estamos cansados de saber.

Mas não são só os direitos e a qualidade de vida do cidadão brasileiro que vivem sob a ameaça do golpe: a soberania nacional e as riquezas naturais do país, principalmente o pré-sal, vem sendo destroçadas em benefício exclusivo dos países ricos, quem veem no Brasil uma grande feira livre, onde tudo é negociável, sai a preço de banana e ainda há total liberdade para empresas estrangeiras operarem como quiserem no território nacional.

O golpe mais recente à soberania nacional veio a tona no início desta semana, quando o jornal inglês The Guardian divulgou telegramas oficiais que comprovam que houve um lobby das petrolíferas britânicas para obter vantagens na exploração do pré-sal no país, o que põe em xeque principalmente a transparência dos leilões do pré-sal realizados pelo governo golpista no fim de outubro.

Segundo os documentos, o Ministro do Comércio da Grã-Bretanha, Greg Hands, esteve no Brasil em março deste ano para um encontro com o secretário-executivo do ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, para tratar principalmente sobre redução de impostos e o fim das exigências de conteúdo local na exploração do pré-sal, a fim de beneficiar as petrolíferas britânicas BP, Shell e Premier Oil.

Sem surpresa, Hands conseguiu tudo que queria. A redução de impostos para equipamentos importados veio pela MP 795, que prevê uma renúncia de R$ 700 bilhões em isenções de impostos para empresas estrangeiras. A exigência do uso de máquinas e equipamentos brasileiros para exploração também foi reduzida a apenas 50%, tanto na exploração de óleo e gás quanto no desenvolvimento de projetos. Para efeito de comparação, nos governos petistas, esses percentuais eram de 72% (exploração) e 80% (desenvolvimento). O percentual de Temer é menor até que o do período de FHC, cujos exigências ficavam em 50% e 57% respectivamente.

O resultado? Concorrência desleal com a indústria brasileira, devido à isenção total de impostos, e diminuição drástica na geração de empregos, renda e desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro.

Contra esse desmonte, os senadores do PT Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, juntamente com o senador Roberto Requião (PMDB) exigirão a apuração imediata do caso e a anulação dos leilões do pré-sal realizados em outubro, já que os benefícios às petrolíferas britânicas, em especial a Shell, que levou dois campos, foram comprovados.

Confira o vídeo dos senadores do PT e saiba mais sobre o assunto. A mídia comercial, até o momento, não se manifestou sobre o assunto.

O senador Requião também deu seu parecer:

 

Saiba mais sobre o assunto:

247: Senadores querem anular leilões do pré-sal após lobby da Shell

PT: ”Lobby” inglês para saquear pré-sal exige apuração 

O Cafezinho: Coordenador da FUP exige “apuração já!” no caso do escândalo do lobby do ministro inglês para entrega do pré-sal

O Cafezinho: Bomba! Temer vendeu pré-sal à luz do dia para ministro-lobista inglês

O Cafezinho: Entrega do pré-sal é irregular desde a origem 

Os comentários estão encerrados.