Entrevista com Camila Marins
17/08/2022
Entrevista com Kawan Lopes
24/08/2022
Bruna Rodrigues e Amanda Lima
 

Wesley faz parte de uma juventude que sonha com o Brasil da educação de qualidade. Morador de Petrópolis, na Região Serrana, ele conta que um dos motivos de ter se tornado candidato a deputado federal é a vontade de lutar contra o bolsonarismo em sua cidade e por todo o Brasil.

PT-RJ: Wesley, conte um pouco da sua história e como você chegou à candidatura pelo Partido dos Trabalhadores. 
Wesley: Eu me filiei ao PT no momento da prisão do Lula. Quando prenderam o Lula eu decidi me filiar. E era o pior momento da história do PT, acho que quando as pessoas estavam saindo, estavam desacreditadas com o partido, mas foi, apesar do momento difícil, uma decisão fácil. Por que era nítido que estava acontecendo uma injustiça. Um presidente que veio do povo, das camadas populares estava sendo preso e acusado injustamente. E eu acreditava que era uma forma de ajudar o Lula e de ajudar também a reconstruir o PT. Foi por isso também que eu decidi ser candidato. Foi uma decisão mais recente, não foi uma coisa muito pensada, organizada. Minha candidatura está localizada numa região do estado, que é a Região Serrana, e ela acaba ficando muito abandonada sem representação. Lá temos figuras do outro campo político, bolsonaristas muito fortes. Inclusive em minha cidade foi quebrada a placa da Marielle. Aquilo foi lá em Petrópolis, no Centro. Isso também me chamou muito atenção, foi um momento muito triste. Acho importante termos uma voz que que contraponha toda essa barbárie que é o bolsonarismo, que segue essa visão de destruição e de descaso com o nosso país. Foi aí que eu tive a decisão de me candidatar. Foi também uma decisão coletiva, não só minha, de um grupo, da nossa militância, de amigos também que enxergam essa necessidade de ter gente como a gente né, gente que vem do povo, que vem do bairro, que
represente também um pouco a comunidade e os nossos problemas e que possa falar e nos representar.
PT-RJ: Quais as suas principais bandeiras e como pretende defendê-las? 
Wesley: Eu acho assim, essa questão da educação é muito forte, porque ela também é uma coisa que atravessa a minha vida. Eu sou cotista, pelas políticas do PT, do Lula, da Dilma. Estudo na UFRRJ. Mas as universidades e a educação foram duramente atacadas durante o governo Bolsonaro. E acho que um novo governo do Lula, num novo governo de PT é preciso defender a educação e garantir que ela seja prioridade. Eu também acho que a educação de nível superior foi, de uma certa forma, até bem contemplada durante os governos do PT e do Lula, o que ficou devendo mesmo foi a educação básica. Precisamos pensar na educação como um todo. Acho que reforçar as escolas, a educação básica, e pensar numa educação integral que forme as pessoas pra cidadania também. Acho que é muito importante. Estou muito referenciado na luta pela educação, na luta para garantir os recursos, de pensar o nosso sistema de ensino.
PT-RJ: Você diz ai que sua principal pauta vai ser a educação. Queria que você colocasse aqui de qual forma você pensa em defender essa pauta.
Wesley: Eu acho que primeiro é garantir mais recursos. Esse é o desafio. O orçamento, eu acho que existe uma briga pelo orçamento, penso que incluir o pobre no orçamento, o Lula tem falado muito sobre isso: precisamos incluir o pobre no orçamento. Pra incluir, precisamos garantir mais recursos para a educação, precisa transformar as escolas. Temos escolas ultrapassadas, a escola de hoje é a mesma escola que meus pais estudaram há 30 anos atrás. Poucas coisas mudaram. Entramos nas escolas e lá tem o mesmo quadro, as mesmas carteiras, mas o mundo mudou, nem a televisão é mais a mesma. O celular de 20 anos também não é o celular de hoje. E a escola permanece a mesma. Para modificar a escola acho que precisamos de mais recursos, e óbvio que essa escolha passa pelo Congresso Nacional. Garantir mais recursos pra educação é a chance de mudar a estrutura da escola. Garantir melhores salários para professores, para que possamos de fato atacar esse problema, da desvalorização do profissional, da falta de equipamentos pra ir dar aula, pra você ensinar. Acho que potencializar isso, a educação com mais recursos, é importante e pode fazer que transformamos a educação básica e o ensino do nosso país.
PT-RJ: Fale um pouco da sua experiência com o Partido dos Trabalhadores 
Wesley: O PT nos encanta todo dia e eu acho que essa capacidade que o Lula também tem de envolver as pessoas, de fazer com que acreditemos em nosso país é importante. Ainda mais depois do momento que vivemos na pandemia. Nos pegamos diversas vezes em dificuldade, pensando quão difícil é ser brasileiro. Enfrentar esses últimos 4 anos foi difícil.  Mas Lula eu acho que tem essa capacidade de nos devolver a esperança, nos reencantar  pra política e pro PT. E isso foi importante por que ajuda a organizar a nossa militância. Eu também fico feliz em participar das atividades, acompanhar o Lula nas suas vindas aqui no estado. Isso me anima muito.
PT-RJ: Agora vamos ao Ping Pong, eu falo uma palavra e você fala o que vêm  à cabeça. 
PT-RJ: Juventude
Wesley: Presente
PT-RJ: Educação
Wesley: Oportunidade.
PT-RJ: Professor
Wesley: Fundamental, essencial
PT-RJ: Bolsonaro
Wesley: FORA
PT-RJ: Lula
Wesley: Lá

Os comentários estão encerrados.