Entrevista com Verônica Lima

Entrevista com Frank Alarcón
07/09/2022
Entrevista com Dara Sant’anna
29/09/2022

Bruna Rodrigues

Verônica Lima acumulou ao longo de sua vida na política uma história de compromisso com as lutas do povo. Foi a primeira vereadora negra eleita em Niterói, mas sua trajetória não começou aí, ela teve início no movimento estudantil e de lá para cá se ampliou nas lutas das mulheres, do movimento do negro, da população lgbt, na batalha contra a fome e pelas políticas socioassitenciais e de geração de emprego. Agora Verônica é candidata à deputada estadual para trabalhar por todo o Rio de Janeiro.

PT-RJ: Verônica, fale pouco da sua história. Como você chegou na política?

Verônica: Eu comecei no movimento estudantil lá na cidade de Niterói, atuando em defesa da educação, da escola pública de qualidade, do passe livre que era uma luta que existia na época, na década de 1990, quando dei início a minha trajetória. Comece no movimento estudantil, fui presidente de grêmio, fui diretora da UNES – União Niteroense, dos estudantes secundaristas, fui de Entidade Nacional também e fui dirigente partidária. Transitei por vários movimentos sociais organizados, em defesa das mulheres, do povo negro, da luta LGBTQIP+. Enfim, ali que eu comecei. 

PT-RJ: Fale um pouco da sua relação com o Partido dos Trabalhadores, por que escolher o Partido dos Trabalhadores e da importância de elegermos Lula. 

Verônica: Uma das coisas que eu tenho maior orgulho na minha trajetória política é de ter sido desde sempre uma petista. Sou do Partido dos Trabalhadores desde a minha adolescência até os dias de hoje. Nunca vesti outra camisa, nunca pensei em sair do PT e enfrentamos com muita, muita valentia, com muito compromisso político com o povo e com o nosso partido, todos os ataques que a vivenciamos nos últimos anos, a tentativa de criminalização do PT, que nós enfrentamos com muita coragem. Então, sempre fui do PT e o PT para mim é a maior ferramenta de transformação da vida do povo que construímos na democracia no nosso país. 

 

PT-RJ: Quais serão as suas pautas? O que você vai defender e já está defendendo ao longo da sua campanha. E se eleita for, como você vai cumprir as promessas?

Verônica: Uma coisa que eu digo sempre é que político não pode fazer promessa, nós temos que assumir compromissos. E o meu compromisso histórico de luta, com pautas que eu considero muito importantes e estratégicas para o povo do estado do Rio de Janeiro são: primeiro a defesa da indústria naval, da retomada dos empregos, na indústria naval de petróleo e gás. O estado do Rio de Janeiro tem uma grande cadeia produtiva, geradora de empregos para o nosso povo. Temos que lutar junto com os nossos parlamentares no Congresso Nacional também para retomarmos os nossos empregos aqui, dessa cadeia produtiva tão importante. Além disso, temos a política de renda básica. Lá em Niterói eu lutei e ajudei a implementar a Moeda Arariboia, que eu acho que tem que existir em todo o estado do Rio de Janeiro, para as famílias empobrecidas, para combatermos as desigualdades e também o racismo estrutural contra a nossa juventude negra e periférica. O direito das mulheres, que é muito importante também combater a violência que é crescente na sociedade brasileira em relação às mulheres. Criar legislações em âmbito estadual e fortalecer a luta das mulheres em todo o estado. E também a luta dos LGBTQIP+ em defesa de direito e cidadania plena.  Eu queria convidar você, a todos, todas e todes, a me acompanharem lá no instagram @veronicalima_ve. Também estou no facebook (Verônica Lima) e também estou no tiktok, tá bom? Então, me acompanha lá nas minhas redes. É muito importante você compartilhar, curtir e comentar e ajudar nesse projeto de defesa de todas essas pautas que mencionei.

PT-RJ: Vou falar algumas palavras e você poder dizer, responder com uma palavra ou dizer o que vem à mente. 

PT-RJ: Lula

Verônica: Tudo na vida 

PT-RJ: Fome 

Verônica: Combater 

PT-RJ: Mulheres negras 

Verônica: Potência 

PT-RJ: Partido dos Trabalhadores 

Verônica: A principal ferramenta de luta do povo. 

PT-RJ: Rio de Janeiro 

Verônica: Eu quero ver 

PT-RJ: Um sonho 

Verônica: Representar você na ALERJ 

 

Os comentários estão encerrados.