Entrevista com Frank Alarcón

Entrevista com Alex Lima
05/09/2022
Entrevista com Verônica Lima
18/09/2022

Frank Alarcón quer fortalecer a pauta do meio ambiente e dos animais na Câmara Federal. Pesquisador e acadêmico da área, ele reforça que não é um amador, mas alguém que realmente entende a importância de construírmos uma política ambiental que de fato respeite a vida.

PT-RJ: Conte um pouco pra gente da sua história e como você veio para a política.

Bom, meu nome é Frank Alarcón, sou biólogo, me formei já tem um bom tempo e eu sempre segui a carreira de cientista. E sou um cientista de fato, sempre fiz muita pesquisa. Fiz mestrado na USP, fiz doutorado na UFF, aqui na federal fluminense. E o meu envolvimento na ciência me aproximou da política por que eu sempre vi que havia uma espécie de buraco, de falha nessa interação entre a comunidade científica e o ambiente da política. Eu já trabalho há pelo menos 10 anos na Câmara dos Deputados, assessorando parlamentares, diversos parlamentares, nas mais diferentes pautas, mas sempre nos meus três eixos principais que são: ciência, meio ambiente e animais. Então, eu não sou um novato em Brasília. Eu já participei de algumas campanhas, mas essa é a primeira vez que eu venho candidato pelo estado do Rio de Janeiro. 

PT-RJ: Fale um pouco pra gente da sua relação com o Partido dos Trabalhadores. 

Frank: A minha relação com o partido já é antiga, não como militante, nem como filiado. Ela é antiga simplesmente porque o Partido dos Trabalhadores é um partido gigantesco, de imensa importância na história recente democrática do país, né? Gente, tem que lembrar que o Partido dos Trabalhadores surgiu na década de 1980 e as pautas que defende são pautas que estão harmonizadas com as minhas. Sem qualquer tipo de trabalho anterior, eu sempre me identifiquei com o PT. Mas recentemente, um pouco mais de um ano, o Partido dos Trabalhadores criou o setorial nacional de direito dos animais e eu trabalho com direitos animais há muitos anos. Há mais de 35 anos conheço as pessoas dos PT que estabeleceram esse setorial, me aproximei deles, tive encontro com Lula, com Haddah, com a Gleisi, com Mercadante e  discutimos as possibilidades de trabalhar essa pauta, direitos dos animais, junto com meio ambiente e ciência numa candidatura para deputado federal. E aí nasceu essa relação, eu estou muito feliz de estar filiado ao PT. Espero contribuir para o debate nacional. 

 

PT-RJ: Fale um pouco do Lula, dessa vontade que temos de elegê-lo e um pouco das bandeiras que você vai defender ao longo da sua candidatura.

Frank: Bom, o Lula é um personagem para além de qualquer necessidade de apresentação. Lula tem uma questão muito curiosa em relação a minha história. Nós fazemos aniversário basicamente no mesmo dia, ele faz 27 de outubro e eu faço dia 26, inclusive, essa foi uma piada nossa quando conversamos. E Lula antes de tudo é um democrata, e o que a gente precisa hoje é resgatar esse processo democrático de discursão política no Brasil. Não interessa se Lula é de esquerda ou ele é do PT, o Lula sempre conversou com todo mundo, e esse é um dos traços mais marcantes da história dele. Ele trouxe revoluções absolutamente únicas para a história do país, principalmente para as populações mais vulneráveis, suas gestões são acompanhadas de diversos progressos nas áreas em que eu defendo, por exemplo, o meio ambiente. Portanto, o retorno de Lula não é sequer uma opção, uma ideia, é uma necessidade. Precisamos tirar o desqualificado, o criminoso do Bolsonaro daquela cadeira que ele está ocupando de maneira absolutamente anômala e trazer Lula de volta para o posto de Presidente da República e, como ele diz, ele quer fazer mais e melhor do que ele já fez antes e vamos ajudá-lo nesse trabalho. 

 

PT-RJ: Fale um pouco das bandeiras  de sua candidatura, o que você pretende defender e se for eleito e como vai trabalhar lá na Câmara

Frank: Muita gente me pergunta por que que eu saí candidato de federal pelo Rio de Janeiro, meu número é 1366, e quais são as pautas que eu defendo. Os meus três eixos de trabalho principais, mas não os únicos, são: ciência, meio ambiente e animais. E a razão por qual eu trabalho essas pautas é porque eu sou um cientista, logo eu entendo da ciência no Brasil, das suas dificuldades, eu conheço a dor do cientista, da necessidade de se investir em ciência num tempo de negacionismo. Meio ambiente porque a gente está inserido dentro de uma realidade de mudanças climáticas horrorosas. As pessoas não estão entendendo que daqui há sete anos, em 2030, a situação do planeta vai estar muito feia se a gente não fizermos uma mudança gritante na matriz energética, nas discussões sobre o clima no Brasil e no mundo. E a questão dos animais, por que não existe meio ambiente preservado, se não existe uma fauna respeitada. E eu sou biólogo, médico veterinário, estou terminando medicina veterinária, então todas essas áreas que eu estou trabalhando, meio ambiente, ciência e animais são áreas que eu conheço profissionalmente. Eu não sou um aventureiro, eu não sou a pessoa que segura o cachorrinho no colo. Eu sou uma pessoa que entende de meio ambiente, entende de ciência, entende de animais. Eu vou estar em Brasília com a ajuda de todo mundo, perto do Lula, para fazer o melhor governo que ele já fez na história do Brasil e na sua história pessoal. 

PT-RJ: Agora falo uma palavra e você fala o que vem à cabeça. Nosso Ping Pong.

PT-RJ: Meio ambiente.

Frank: Necessário.

PT-RJ: direitos dos animais.

Frank: Nós somos animais, logo é fundamental.

PT-RJ: Esperança 

Frank: Lula, 2022

PT-RJ: Rio de Janeiro 

Frank: Precisa ser resgatado para o protagonismo nacional 

PT-RJ: Bolsonaro

Frank: Um criminoso

PT-RJ: E um sonho

Frank: Ser eleito deputado federal 

 

Os comentários estão encerrados.