Entrevista com Aranha
01/10/2022
Entrevista com Rodrigo Kekeu
01/10/2022

Adilson Pires começou sua trajetória na igreja católica e seguiu sua militância nos sindicatos até o  Partido dos Trabalhadores. Ele tem uma história de compromisso com as lutas do povo e agora quer depender você na ALERJ.

PT-RJ: Fale um pouco para gente sobre quem é você e como chegou na política.

Adilson: Eu sou Adilson Pires, sou um dos moradores, um dos primeiros moradores de Vila Aliança, lá na Zona Oeste, em Bangu. Eu comecei cedo na igreja católica como catequista, coordenador da pastoral da juventude, pastoral do trabalhador, pastoral de favelas e das atividades pastorais eu me envolvi muito com a associação de moradores, com o sindicato, eu fui para o sindicato, fui bancário por 11 anos, apoie muito o sindicato dos…. (fim do vídeo)

E a partir da fundação do PT, eu ocupei alguns cargos na direção do Partido, nos primeiros anos do partido, fui do diretório estadual do PT, fui do diretório nacional PT algumas vezes e fui eleito vereador pelo PT na cidade do Rio de Janeiro em 1988 a primeira vez. Fui o primeiro parlamentar eleito pelo PT na Zona Oeste do Rio de Janeiro e exerci seis mandatos de vereador na cidade do Rio de Janeiro, fui vice-prefeito da cidade. Também ocupei o cargo de secretário de estado de assistência social, depois secretário municipal também de desenvolvimento social. E minha trajetória política ela é toda vinculada ao Partido dos Trabalhadores. Como falei, além de fundador, dirigente do PT ao longo desses 40 anos de existência do nosso partido. 

PT-RJ: Fala um pouco da importância da gente eleger Lula agora em 2022

Adilson: Olha a eleição do Lula ela é crucial para história do Brasil, estamos numa encruzilhada da nossa história em que o país mergulhou nas trevas. Nós temos hoje o pior momento da história do nosso país, não só por conta da questão econômica, mas também por conta do ambiente, o ambiente político, o ambiente social, o ambiente entre as pessoas, esse clima de ódio que se criou, esse clima de, enfim, que uma quer matar o outro. O Lula é o único político capaz de restabelecer uma convivência, enfim, fraterna entre todos nós brasileiros. Tenho certeza que a eleição do Lula vai significar uma virada nessa história, que nós estamos vendo de forma tão triste acontecendo com o nosso país. Sem contar que o Lula já provou nas duas vezes que ele presidiu o país, a sua enorme capacidade de montar uma boa equipe, coordenar o ministério, escolher as pessoas certas para os lugares certos. A forma como ele conduziu a economia, a forma como ele conduziu as políticas públicas no Brasil, foi o momento que o Brasil mais prosperou econômica e socialmente. Nós conseguimos incluir milhões de brasileiros na economia formal, geramos empregos, chegamos a ter praticamente pleno emprego no Brasil em determinado momento do governo Lula. Inovamos com programas assim maravilhosos né, o Lula. Programas como PROUNI, programas como Minha casa, minha vida, programas Luz para todos. Enfim, o Lula fez uma revolução no Brasil né. Os oitos anos do Lula foram extraordinários. Então isso, prova que ele é a pessoa certa, para o lugar certo, na hora certa que é as eleições de 2022. 

PT-RJ: Fale um pouco das suas bandeiras, o que tem defendido nessa campanha e o que vai defender caso seja eleito. 

Adilson: Olha eu tenho um histórico dos mandatos parlamentares que eu exerci muito vinculados à temas de direitos humanos e tema dos direitos. Eu tenho algumas leis que aprovei quando era vereador, é, o dia de combate à intolerância religiosa, legislações na época da inauguração da lei orgânica do município né, todo o capítulo de direitos humanos que tratou a questão do combate ao preconceito racial, preconceito é, enfim, como os LGBTQIA+. Ou seja, na verdade eu atuei durante muito tempo dos meus mandatos voltado a esses temas, temas de natureza social, de direitos e direitos humanos. E pretendo continuar fazendo isso no mandato, como eu me eleja deputado estadual, se tiver a honra de ser eleito pelo povo do Rio de Janeiro deputado estadual, vou continuar atuando nessa área. Além disso, eu tenho trabalhado nessa campanha em três pontos né de compromisso para um futuro mandato. O primeiro tem a ver com o transporte. Atuar firmemente junto ao governo do estado e a assembleia legislativa para que a gente possa fazer com que a supervia cumpra o seu papel. A Assembleia tem que ter força política junto ao governo do estado para que o trem possa funcionar de forma adequada. A população toda que vive na baixada fluminense e na zona oeste do Rio de janeiro sofre diariamente com o descaso da supervia. E é uma atribuição do estado. Então esse é um ponto fundamental do meu possível mandato. Também a questão da segurança pública, eu tenho debatido muito, tenho feito muita discussão a respeito dessa política de segurança que nós temos, que é uma política que não tem solução para a segurança pública na política de confronto estabelecida pelo governo Claudio Castro. Então nós queremos uma política de segurança que preserve a vida, que debata com a sociedade os mecanismos para gente estabelecer uma política de segurança cidadã. A gente até iniciou no Brasil, no Rio de Janeiro isso na época do PRONASCI, eu cheguei a participar um momento desses debates, nós temos que restabelecer isso. E terceiro ponto fundamental para gente tem a ver com a questão desenvolvimento econômico sustentável. O estado do Rio é o estado que vive crises cíclicas que vão e voltam, vem e voltam. Agora vendeu-se a CEDAE, tem algum dinheiro, daqui a pouco vai voltar uma crise de novo. Então nós temos que ter projeto de médio e longo prazo de desenvolvimento econômico sustentável para as regiões do estado, cada região tem uma característica, cada cidade tem uma característica. Então temos que ter parcerias do governo com as prefeituras e com o governo federal envolvendo a Assembleia Legislativa e as Câmaras dos vereadores, com projetos consistentes que possam gerar esse desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro. 

PT-RJ: agora a gente faz o ping pong né 

PT-RJ: Rio de Janeiro 

Adilson: lindo demais 

PT-RJ: Esperança 

Adilson: Esperança é Lula 

PT-RJ: Bolsonaro 

Adilson: é a treva 

PT-RJ: Um sonho 

Adilson: Um sonho é que aquilo que o Lula falou alguns anos atrás volte acontecer né. Cada brasileiro poder fazer as três refeições por dia.

PT-RJ: ALERJ

Adilson: A ALERJ é um espaço muito importante que eu quero dar a minha contribuição, a minha experiência de tanto tempo na política para dignificar aquela casa legislativa. 

 

Os comentários estão encerrados.