Arthur José Poerner, o intelectual da juventude e da esperança

Entrevista com Edson Santos
02/10/2023
Bolsa Família inicia pagamentos com R$ 50 adicionais para recém-nascidos
19/10/2023

Este mês seria aniversário de 84 anos do nosso querido companheiro, Arthur José Poerner. Conhecido como grande historiador do movimento estudantil, ele deixou um legado imenso para nossa literatura, cultura e arte. Autor do livro, “O poder jovem- História da Participação Política dos Estudantes Brasileiros”, influenciou o ingresso de milhares de líderes estudantis na luta por um país de mais justiça e igualdade. Seu texto foi fundamental para a reestruturação da União Nacional dos Estudantes durante a década de 1960.

Perseguido pela ditadura militar e exilado na Alemanha durante 14 anos, Poerner foi sujeito ativo na redemocratização do Brasil. Sua voz de resistência e luta chegava através dos livros e de textos publicados pela Tribuna da Imprensa, o Pasquim e a IstoÉ. Já no período de redemocratização do Brasil, ajudou a fundar o PDT.

Em 2006, mesmo diante da farsa jurídico-midiática que tentou derrubar Lula da presidência, Arthur Poerner se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Sua sabedoria ímpar nos ensinou a lutar pela democracia e para que todos e todas tenham direito a uma vida digna e plena. Afeito a compartilhar a vida com seus amigos e familiares, Poerner é referência de intelectualidade, mas também alguém que nutriu a esperança na construção de um Brasil e um mundo melhor.

Arthur José Poerner, presente!

Os comentários estão encerrados.