Nota de solidariedade a vereadora Priscilla Canedo

Resolução sobre a expulsão dos vereadores em Duque de Caxias 26/11/2022
01/12/2022
ABAIXO-ASSINADO: NENHUM DIREITO A MENOS!
16/12/2022

NÃO É UM HOMEM QUE DEVE FALAR POR ELAS!

Proteus Pro Crack

É com muita indignação que recebemos a notícia da retirada da vereadora Priscilla Canedo, única mulher eleita da cidade, da presidência da Comissão das Mulheres da Câmara Municipal de São Gonçalo para entrada de UM HOMEM. Já é a segunda vez que os vereadores tentam protagonizar a luta pela defesa dos direitos das mulheres. Entendemos que os homens podem ser parceiros na luta contra o machismo mas o protagonismo é sempre delas. Essa retirada aconteceu sem nenhuma justificativa, ou causa, com decisão tomada na última sessão plenária do ano (14/12), numa manobra antidemocrática, com direito a votação com lista fechada e nenhum diálogo. Trata-se de violência política de gênero, numa tentativa clara de silenciar a vereadora que tem sido combativa e atuante ao longo de seu mandato.
.
Nos dois anos em que a parlamentar presidiu a Comissão de Mulheres foi criada a Sala de Orientação às Mulheres, com acolhimento psicológico, jurídico e assistência gratuita. Também foram realizadas diversas audiências públicas para debater e garantir os direitos delas, além da aprovação de leis. Quantas mulheres deixarão de procurar a comissão por saber que ela agora será presidida por um homem? Ela deixará de ser um espaço de confiança e protagonismo feminino para ser mais um local dominado pela liderança masculina.
.
Prestamos solidariedade à Priscilla Canedo com a certeza de que iremos lutar juntos contra essa decisão arbitrária e absurda. Violência política é crime! Não podemos mais aceitar que nossa sociedade, bem como seus espaços de poder, promova o silenciamento das mulheres, negligencie suas lutas e seu protagonismo para perpetuar o machismo e o patriarcado. Não é um homem que deve falar por elas! Priscila deve presidir a Comissão de Mulheres, deve ter seu espaço respeitado e deve sim protagonizar e representar a voz de todas as gonçalenses em suas lutas. Não nos calaremos! Silenciadas nunca mais! É pela vida das mulheres!

Secretaria Estadual de Mulheres PTRJ

Executiva Estadual do PTRJ

Os comentários estão encerrados.