Maricá tem a primeira criança vacinada contra covid do estado do Rio

Nota do PTRJ contra o desmonte nas políticas de memória do governo Bolsonaro
08/01/2022
Resolução da Comissão Executiva Estadual do PT-RJ
18/02/2022

Ontem, na cidade de Maricá, aconteceu a vacinação contra Covid da primeira criança do estado do Rio de Janeiro. A vacinada foi Sofia da Silva (Yva Mirim), que pertence a aldeia Mata Verde Bonita no Bairro de São José do Imbassaí. Ela recebeu a primeira dose do imunizante Pfizer.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Solange Oliveira, o plano de imunização dessa parcela da população leva em conta critérios como exposição ao vírus, comorbidades e pessoas com deficiência: “Hoje começamos a vacinar crianças indígenas na aldeia onde temos mais de 40 famílias e onde houve casos de crianças contaminadas ao longo da pandemia. Precisamos proteger essa população mais vulnerável. E, na sequência, vamos vacinar crianças portadoras de deficiência e com comorbidades, até chegar a todo o público infantil previsto”.

A líder da aldeia, Cacique Jurema, incentivou a aplicação do imunizante e incentivou os pais a vacinarem seus filhos como forma de proteger a tribo contra a doença. “Assim que me ligaram da Secretaria de Saúde dizendo que seríamos a primeira aldeia a receber a vacinação das crianças foi uma grande alegria. Encorajo nossos parentes indígenas porque a vacina é para nossa segurança e das nossas crianças.”

Segundo as estimativas, todas as crianças indígenas de Maricá deverão ser vacinadas até o final deste sábado (15/01). Ainda nesse fim de semana, a cidade também vai aplicar a primeira dose em crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades ou deficiência permanente. A vacina deve estar disponível para o público geral dessa faixa etária a partir do próximo dia 24. A prefeitura ressalta ainda que o cronograma seguirá de acordo com a disponibilidade de doses distribuídas pelo ministério da saúde.

Fonte: CNN

Fotografia: Prefeitura de Maricá

Os comentários estão encerrados.