Manuel Castells: Brasil vive “ditadura sutil” com Bolsonaro

“Não há precedentes”, diz associação de laboratórios sobre corte de medicamentos
16/07/2019
Bolsonaro não recorre e caso da facada é arquivado
Defensor de penas pesadas, Bolsonaro não recorre e caso da facada é arquivado
17/07/2019
Exibir tudo
O sociólogo espanhol Manuel Castells, durante o seminário "Comunicação, Política e Democracia", na FGV Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O sociólogo espanhol Manuel Castells, durante o seminário "Comunicação, Política e Democracia", na FGV Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Com informações da agência EFE e do UOL.

O sociólogo Manuel Castells afirmou que o Brasil vive ditadura sutil ditadura com a onda das fake news. Castells participou de um seminário na Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre comunicação, política e democracia na última terça-feira (16).

Para o espanhol, esta ditadura sutil seria “manejada pelas redes sociais”, e se apresenta na forma do desmonte da educação, já que “uma população pouco educada, mal informada e malformada é muito mais manipulável”.

“Vocês, neste momento, estão entrando no que eu chamo de uma ditadura da era da informática, uma ditadura sutil na qual o imaginário de grande parte da população brasileira está sendo mudado em direções totalmente contrárias aos direitos humanos, ao respeito, à liberdade”, explicou o sociólogo.

Bolsonaro e a destruição do Brasil

Para Castells, o governo Bolsonaro promove um processo de desconstrução de tudo o que permitiu que o Brasil pudesse lutar contra a ditadura militar.

“A única ferramenta útil é a capacidade instalada nas pessoas de formar seus próprios critérios, suas próprias opiniões, seus próprios valores, e resistir”, detalhou Castells.

Para o sociólogo e economista espanhol – uma das principais referências na era da informação e da sociedade em rede – o caso do Brasil não é único. Castells insere o contexto brasileiro em uma tendência mundial de manipulação demagógica dos cidadãos, na qual também inclui Donald Trump, nos Estados Unidos, Matteo Salvini, na Itália, e o processo do Brexit, na Grã-Bretanha.

“Vocês (brasileiros) não são os únicos prejudicados. O que está acontecendo no Brasil faz parte de um processo muito mais amplo no qual emoções negativas em termos de direitos humanos são majoritárias”, ressaltou o acadêmico.

Castells argumentou que o poder sempre se baseou no controle da informação e da comunicação, pela qual é feita a manipulação das mentes e das emoções através da coerção e da persuasão.

No entanto, o sociólogo espanhol destacou que esse poder sustentado pela coerção é frágil porque “sempre há maneiras de fugir da coerção”. Segundo Castells, não existem dominações permanentes, já que “os humanos são livres e podem reagir”.

Leia também: Desmonte na saúde de Bolsonaro corta fabricação de medicamentos gratuitos

<

Veja a repercussão no twitter

Veja também a reportagem do GGN

1 Comment

  1. […] Leia também: Para Manuel Castells, Brasil já vive uma ditadura com Bolsonaro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *