O centro da luta política do Brasil são as eleições de 2026, e a nossa prioridade é a reeleição do presidente Lula e o projeto de reconstrução e transformação do país. O PT-RJ está unido para a eleição de Benedita da Silva ao Senado e para ampliar as bancadas federal e estadual.

O PT continua disposto a construir uma frente com Eduardo Paes e o PSD a partir do compromisso com a reeleição de Lula e de pontos programáticos que afirmem os direitos sociais, o fortalecimento dos serviços públicos, a preservação e conservação ambiental e a promoção de uma segurança pública que atinja os chefões engravatados e respeite os direitos humanos. Não descartamos candidatura própria e a construção de uma frente de esquerda.

É público e notório que o crime organizado se infiltrou nas instituições do Estado do Rio de Janeiro. Milícia e tráfico influenciam e até possuem representantes diretos em várias instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Não é possível enfrentar essa situação sem a integração dos governos federal e estadual no combate aos criminosos. O governador Cláudio Castro e o bolsonarismo são fruto e sustentam a relação promíscua entre o Estado e o crime organizado.

É nesse contexto de promiscuidade que o governo estadual destrói a economia fluminense e desorganiza as contas e instituições públicas. Assistimos à manipulação e à apropriação de recursos públicos para interesses eleitorais e para a corrupção. É o caso da compra de papéis podres do Banco Master em mais de 1 bilhão de reais; é o caso da venda da Cedae; do escândalo do Ceperj; e da permissividade com a sonegação fiscal descoberta em operação da Polícia Federal.

No uso do aparelho do Estado para fins eleitorais, temos operações policiais midiáticas e pautadas pela necropolítica. Uma segurança pública efetiva passa pela retomada dos territórios sob controle do poder paralelo, pela asfixia financeira das organizações criminosas e pela prisão de seus verdadeiros líderes, que estão em condomínios de luxo e não nas favelas. Passa também pelo combate à venda de armas, como os 117 fuzis encontrados com Ronaldo Lessa, na Barra da Tijuca, e pelo aumento do emprego e da renda, além de políticas públicas de educação, cultura, assistência social, esporte e lazer.

Também são necessários programas governamentais robustos e de longo prazo para superar o feminicídio, a violência contra a população LGBTQIA+ e o racismo.

Escancaradamente, Cláudio Castro busca alavancar sua candidatura com iniciativas que sabe não se sustentarem ao longo do tempo. Foram três anos de inércia e incompetência, e agora promove ações para durarem alguns meses até as eleições, visando apoio popular.

O Estado do Rio de Janeiro precisa urgentemente de mudanças em sua política econômica, nas políticas sociais, de um projeto de segurança pública eficiente e de um novo marco de poder político. Isso passa pela reeleição do presidente Lula e pela eleição de um governo estadual aliado e alinhado, pela eleição de senadores de esquerda e pela ampliação da bancada de deputados federais e estaduais do PT.

Por isso, o Partido dos Trabalhadores, no próximo ano, trabalhará para escutar as lideranças e o povo do Estado do Rio de Janeiro. Faremos uma caravana pelo estado para promover debates em todas as regiões, com os setores do partido e da sociedade, a fim de construir um plano de governo participativo para as eleições de 2026. Também iniciaremos um processo de escuta para construir candidaturas participativas e continuaremos dialogando com lideranças, prefeitos e vereadores progressistas para o fortalecimento da Frente Ampla pela Democracia.

Com esta nota, o PT aproveita para desejar a todos os filiados e filiadas, militantes e progressistas um Feliz Ano Novo. Que 2026 seja um ano de muita luta, mas também de muitas vitórias.

Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro