hqdefault - Secretário de Educação do Rio chama discussão sobre racismo de “idiotice''

Secretário de Educação do Rio chama discussão sobre racismo de “idiotice”

Taís Araújo será ouvida pela Polícia por conta dos ataques racistas que sofreu nos últimos dias após vir à tona o vídeo em que ela trata, em uma palestra, sobre o racismo que crianças negras estão sujeitas no Brasil. Ainda com a investigação em andamento, o vídeo continua gerando polêmica e provocando reações preconceituosas. A última foi do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamim.

Em postagem no Facebook nesta terça-feira (21), o secretário criticou o que chamou de “racialização do Brasil” e colocou em dúvida o racismo que Taís Araújo e seus filhos possam vir a sofrer.

s1 - Secretário de Educação do Rio chama discussão sobre racismo de “idiotice''
Taís Araújo durante palestra no TED

“Nossa maior conquista — o conceito de povo brasileiro — desapareceu entre os bem-pensantes. Qualquer idiotice racial prospera. A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice”, escreveu.

Benjamim foi extremamente criticado por conta da declaração. Internautas o lembraram do caso do jovem ator negro que foi confundido com bandidos e espancado recentemente em São Paulo mas o secretário insistiu no preconceito, afirmando que pessoas de inúmeras outras “etnias” também “apanham injustamente” todos os dias.

 

Até uma colunista do jornal O Globo entrou na discussão. “Impressiona o titular da pasta da Educação ser tão míope sobre o racismo brasileiro”, escreveu Flávia Oliveira.

images cms image 000527806 - Secretário de Educação do Rio chama discussão sobre racismo de “idiotice''
Cesar Bengjamin, Secretario de Educação do Rio de Janeiro

Fonte: Revista Forum,

 

 

 

Comentários