• O que são os setoriais e as secretarias setoriais do PT?
  • O que os setoriais do PT fazem?Como participar dos setoriais?
  • O que é a adesão setorial?
  • Quem pode fazer parte dos setoriais do PT?
  • Como fazer a adesão setorial?
  • O que são os encontros setoriais?
  • Quem são  e quais os contatos dos Dirigentes Setoriais

O que são os setoriais e as secretarias setoriais do PT?

Os setoriais funcionam como ponte entre o PT, entidades e movimentos sociais. São espaços onde os militantes e os filiados podem se organizar por setores de atuação. Os setoriais e as secretarias setoriais ajudam o PT a ter acesso às demandas da sociedade, apresentadas pelos coletivos setoriais, que ajudam na elaboração de programas de governo e de projetos partidários.

O fortalecimento dos setoriais reforça a participação do PT nas lutas e mobilizações sociais, atuando na transformação da sociedade.

O que os setoriais do PT fazem?

Os setoriais promovem o diálogo entre partido e os movimentos sociais, produzem propostas de reformas e políticas públicas que o PT defende e ajudam as direções, bancadas parlamentares e governos municipais e estaduais a realizar mudanças na sociedade através da apresentação das demandas coletivas.

Quantos e quais setoriais e secretarias setoriais existem no PT?
Os setoriais no PT funcionam como Secretarias e Coordenações. As coordenações estão ligadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e são as seguintes: Assuntos Indígenas, Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação & Comunicação, Comunitário, Direitos Humanos, Economia Solidária, Educação, Esporte e Lazer, Moradia e Reforma Urbana, Pessoas com Deficiência, Saúde, Segurança Alimentar, Segurança Pública e Transporte.

As secretarias setoriais são: Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Cultura, Mulheres, Combate ao Racismo, LGBT e Sindical.

Como participar dos setoriais?

O primeiro passo é escolher um setorial para participar. Se você quer lutar por melhorias no bairro, participa ou tem interesse em fazer parte de uma associação de moradores; se você é militante do movimento de moradia em sua cidade; se é profissional da saúde, da educação, da segurança pública, da cultura ou se interessa por estes temas e quer lutar por estas causas; se quer lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, da população LGBT, das mulheres, dos negros e negras, dos povos indígenas; ou se você é sindicalista, luta por terra e reforma agrária, por segurança alimentar ou pelo meio ambiente; enfim, para as diversas áreas de atuação e movimentos sociais é no setorial que você vai encontrar outros petistas que estão preocupados com os mesmos problemas que você.

Depois de escolher, é necessário fazer a adesão ao setorial por meio do site do PT ou nos diretórios municipais e estaduais. Depois de feita a opção, basta participar das reuniões e encontros e propor ações, programas e iniciativas para sua área de atuação e para o PT.

Lembrando que para participar do processo eleitoral dos setoriais que será realizado neste ano, a opção setorial deverá ser feita até o dia 18 de agosto.

O que é a adesão setorial?

A adesão é a forma de dizer ao Partido em qual setorial você quer atuar. Um filiado ou filiada ao PT pode atuar em mais de um setorial, entretanto, só poderá votar e ser votado em um deles. Além disso:

todas as filiadas ao PT podem participar do Setorial de Mulheres e ainda escolher qualquer outro setorial para participar
filiados e filiadas que escolherem o Setorial de Combate ao Racismo para atuar poderão fazer outra opção por qualquer um dos demais setoriais.
filiados e filiadas que escolherem o Setorial LGBT para atuar poderão fazer outra opção por qualquer um dos demais setoriais.
Ou seja, uma mulher que tenha escolhido o Setorial de Combate ao Racismo, por exemplo, poderá participar do setorial de mulheres e de ainda mais um setorial de sua escolha.

Quem pode fazer parte dos setoriais do PT?

Todo filiado ou militante com mais de um ano de filiação.

Como fazer a adesão setorial?

Existem quatro possibilidades para fazer a adesão setorial: 1) na Comunidade PT; 2) no seu diretório zonal ou municipal; 3) na secretaria de organização do diretório estadual; ou 4) no setorial estadual que você escolheu.

O que são os encontros setoriais?

Os encontros setoriais são os fóruns de decisão e deliberação do setorial. Nos encontros são debatidas e aprovadas as propostas e resoluções sobre a área e atuação dos petistas nos movimentos sociais. Além disso, os encontros setoriais elegem as pessoas que serão responsáveis pela condução do Setorial durante o mandato da coordenação ou secretaria.

Quem são os representantes ?

Almir Aguiar: Secretaria de Combate ao Racismo
Carolina Ribeiro: Setorial LGBT
Davi Fernandes: Secretario de Meio Ambiente
Elton Santos: Secretario de C&T e TI
Fabiana Santos: Secretaria de Mulheres
Fátima Lima: Setorial de Educação
Saulo Fernandes: Secretario de Juventude

Fernanda Camargo: Setorial de Cultura

Jeferson Alves: Setorial de Economia Solidária
Lazaro Santana: Setorial Comunitário
Luciana Novaes:  Setorial de Pessoas com Deficiência
Tomaz Pinheiro: Setorial de Saúde
Walmir Junior: Setorial de Direitos Humanos