Marcia Tiburi: “É preciso mudar a relação com a política”

PT lança Márcia Tiburi ao Governo do Rio
17/06/2018
JURISTA DESFAZ FAKE NEWS CONTRA MARCIA TIBURI
23/06/2018
Exibir tudo

Marcia Tiburi, pré-candidata do PT

A pré-candidata a governadora do Rio de Janeiro pelo PT, Marcia Tiburi, foi entrevistada no programa Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (20), pelo jornalista Renato Rovai. Na entrevista, Marcia explica por que entrou na vida partidária e decidiu concorrer à eleição.

Para ela, é importante que neste momento brasileiro, pós-golpe, as pessoas mudem sua relação com a vida política. “Isso envolve também mudar a nossa relação com a nossa vida partidária. Não podia mais teorizar sobre política, me senti convocada a tomar a prática política e contribuir com esse cenário”, afirma. “As tarefas da discussão teórica são essenciais, mas também precisamos produzir uma aceleração histórica. A candidatura é uma tentativa de colaborar com uma aceleração histórica, é para isso que os partidos e movimentos existem.”

De acordo com Marcia, a situação que o Rio de Janeiro enfrenta, sob intervenção militar, não pode ser vista de forma isolada, afinal o governo federal escolheu o Rio para dar um recado ao Brasil. “A crise do Rio não pode ser vista de forma isolada, o que a gente chama de estado de exceção se tornou tão comum, que precisamos pensar como as crises são produzidas e ininterruptas, como se a gente estivesse sempre em crise, na verdade é outra coisa.”

Em relação ao cenário nacional, segundo Marcia, o Brasil vive uma invasão neoliberal, que reúne os “colonizadores internos”, que ganham muito dinheiro vendendo o país para todo um contexto de corporações internacionais. “Essa exploração que vem de fora encontra essas pessoas que são traidoras da nação”, ressalta.

Marcia defende ainda a união das esquerdas num processo de transformação do cenário brasileiro. “Hoje defender a democracia é defender o direito de Lula se candidatar. Lula é um preso político. É uma das confirmações que estamos num estado de exceção, uma ditadura desse judiciário que se especializou em rasgar a Constituição desde o golpe. Um judiciário que nos envergonha”, conclui.

Fonte: Revista Fórum

Os comentários estão encerrados.